quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Eduquês revisitado"

Numa época em que leio o livro não posso deixar de referenciar o autor.
Homem de uma figura notória não deixa, também ele, de criticar a educação que se faz como se não fosse também ele um dos responsáveis pela mesma.
Para quem critica deve ficar a humildade de reconhecer a capacidade de poder errar.
Não vejo explicação possível na utilização da expressão "espaço de tempo" por um físico, que sendo professor critica a educação.
Tal como não vejo explicação para se defender a "curiosidade apaixonada" de Einstein e se opinar maldicentemente sobre o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico.

Citando: "O espírito independente tem sempre como pressuposto a existência de conhecimentos relevantes: uma pessoa não pode pensar criticamente a menos que possua bastantes conhecimentos relevantes acerca do assunto em debate"


Tal e qual!
Idiossincrasias!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

terça-feira, 29 de maio de 2012

Apontadores

Não sei se estamos na antecâmara de um novo paradigma ou se a utopia já cessou. Não vou tecer comentários, agora, sobre a validade dessa utopia.

Mas apresentar como propostas novas aquilo que são processos e esquemas já no terreno não é auspicioso.

Ficam outras reflexões sobre o perfil em causa.

Apontadores



terça-feira, 22 de maio de 2012

Escrever e reescrever

Um blogue muito bom sobre vários pontos de vista : Você que é biólogo

domingo, 20 de maio de 2012

Sala de aula e investigação

The collection from the Carnegie Academy for the Scholarship of Teaching and Learning in K-12 Education (CASTL K-12) presents the work of elementary and secondary teachers who investigated their teaching using a scholarly method.

¿Qué dificultades se interponen entre la acción y el relato crítico de la acción?

Pensar que lo que hacemos no merece la pena ser contado es la primera. A veces sucederá, claro. Pero muchas otras veces no es cierto. ¿Cuántas magníficas experiencias se han quedado en el anonimato por una falsa apreciación de sus gestores?


De: El Adarve

quarta-feira, 16 de maio de 2012