sábado, 14 de julho de 2012

Obrigada Sr Ministro!

Crato!
Apesar das tentativas do Sr Ministro para fazer mais com menos, verá que o papel de deus não lhe fica bem.
O esventramento das escolas de profissionais devotados, dinâmicos, que ainda não atingiram a idade da saturação e que têm a capacidade de se ligar emocionalmente aos alunos deixará marcas nas futuras gerações e consequentemente no país.


Aquelas características não chegam? Ok, vejamos outras.


Os docentes desta faixa etária são os que melhor equilibram a ainda recente formação académica recebida com o dinamismo próprio da idade. O investimento realizado, pelos antigos senhores e senhoras que ocuparam a sua cadeira, foi feito essencialmente nestes docentes que estão imbuídos das mais recentes atualizações científicas e tecnológicas, tendo já ganho a necessária distância para as aplicarem de forma realista no terreno. Não sou eu quem o diz. Actualize-se!
Terreno esse que se encontra agora totalmente minado... Não falemos agora das expectativas destes docentes que ficaram totalmente goradas, nem dos investimentos realizados que nunca darão frutos tal como as pontes que não são acabadas nunca levam a lugar nenhum.

Falemos do futuro. O Sr já se imaginou a interagir com 30 alunos? Reparou que eu disse "interagir"? Não se trata de debitar umas coisas mais ou menos interessantes para uma plateia civilizada, que já adquiriu as competências (sim, as competências!) sociais, fruto de muito treino e tempo, suficientes para assistirem às palestras da sua reverendíssima pessoa. Pois....bem me queria parecer...

As aprendizagens são fruto dessa interacção quer lhe queira chamar "eduquês" ou não. E nas condições em que as propõe estão seriamente em risco, para não dizer mortalmente feridas.
Será destes alunos o futuro do país.
Alunos que cresceram a ver políticos acusado e não julgados, ou julgados mas inocentados, ou nem sequer acusados, por terem trazido o país para uma situação em que se retira o sangue e o pulmão das escolas, mas não se tocam nas parcerias público-privadas.
Alunos que cresceram em salas de aula, sem que as suas necessidades educativas fossem satisfeitas e sujeitos à vossa nefasta influência. Não considera haver aqui uma relação linear, sr. matemático?

Obrigada sr Crato por nos dar a oportunidade de investigar as consequências do "cratês" no sistema de ensino português.
Não se preocupe. Não vou pedir nenhum fundo para a investigação. Peço uma equivalência a um qualquer conselho científico, certamente composto por pessoas de bem.


It’s time to transform the focus, mission, and rhetoric of liberal arts and combine its focus on cross-disciplinary critical thinking with real world experience.
A proposal:
A Core Curriculum To Create Engaged Entrepreneurs

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