A Ciência é uma forma de conhecimento caracterizada por critérios empíricos, argumentação lógica e revisão céptica.
Os alunos devem desenvolver uma compreensão sobre o que a Ciência é e não é, o que a Ciência pode e não pode fazer, e de como a Ciência contribui para a Cultura (National Research Council).
A Ciência é uma forma de resposta à curiosidade sobre o mundo.
A Natureza da Ciência não resulta da acumulação de factos empíricos ou positivistas mas da sobreposição de várias camadas de incertezas e tentativas.
Os alunos entram no mundo da Ciência através dos métodos e procedimentos que seguem (Wiesenmayer & Koul).
A abordagem em sala de aula pode reflectir a própria natureza do processo cientifíco. Ou não.
"Scientific knowledge has been usually conceived of and taught as unproblematic, unambiguous, repeatable truths revealed by adherence to a rule-bound scientific method that rests on observations and is confirmed by experiments" (Cunningham & Helms, 1998, citados por Verma & Habashi, 2005, p3).
Sem comentários:
Enviar um comentário