domingo, 17 de maio de 2009

Reorganização curricular. Passou uma década - alguma coisa mudou?

O essencial da passagem de informação a conhecimento reside na maior ou menor capacidade de organizar e estruturar a informação disponível, dando-lhe sentido.


Um currículo escolar para uma população multicultural e mestiça (...) terá de incluir nos seus conteúdos de aprendizagem os modos de aceder ao conhecimento, de descodificar, contextualizar e interpretar informação e nesse sentido os processos tornam-se conteúdos curriculares.

O currículo constitui o núcleo defenidor da existência da escola." O que formaliza um currículo é a sua intencionalidade, estruturação e sequência organizadora.

Consoante têm evoluído as necessidades, pressões sociais e, consequentemente, os públicos que se considera desejável que a escola atinja, assim o currículo escolar tem variado - e continuará a variar.

A escola como instituição é historicamente construída. Faz parte de uma sociedade em permanente mudança e desempenha funções de passagem cultural e socialização. Essas funções têm sido dadas como evanescentes ou inúteis face à difusão e crescimento acelerado dos saberes na actual sociedade de informação. Pelo contrário! É necessário antecipar um reforço do papel da escola acompanhado de mudanças profundas na sua acção e funcionamento.

A articulação deste discurso com a prática passa por analisar, fundamentar, e operacionalizar os conceitos essenciais relativos ao currículo e à sua gestão. São necessários outros protagonismos e intervenções dos professores, divididos que sejam os perfis do profissional e do funcionário.

Passando de executor a decisor e gestor do currículo o professor exerce uma série de mediações entre as decisões nacionais e as opções do projecto de escola.

Esta mudança passa por promover níveis de consciência e análise crítica relativamente às práticas curriculares. É a avaliação que permite diagnosticar, prever, reformular e reorientar projectos e práticas.


Roldão, M. C. (1999). Gestão Curricular – Fundamentos e Práticas. Lisboa: ME – DEB.