terça-feira, 16 de junho de 2009

Imagem ou Virtualidades

Enquanto procurava algumas dicas sobre o tiltshift (obrigado Teresa!) verifiquei que esta técnica de criação de ilusões de óptica pode ser bem criativa. As imagens parecem modelos à escala!

Claro que nesta fase da Web 2.0 as disponibilidades são uma constante:

podendo estes recursos ser potenciados pelas dicas de especialistas: smashingmagazine

Ainda no campo do tratamento de imagem o animoto (obrigado Catarina!) cria um novo paradigma sobre a utilização desta, nomeadamente na educação, existindo apenas necessidade de registo. Esta poderia ser a porta de entrada para uma discussão sobre o que é e o que não é real e daí é um saltinho para a realidade virtual. A Universidade de Coimbra já investiu nesse campo e na sua ligação com o ensino da Física e da Química. É uma pena que o projecto Nautilus não tenha outro tipo de desenvolvimento... Por outro lado, voltamos à eterna questão: que se avançou numa década?

The Virtual Classroom Project coloca outra questão: que relações existem entre os espaços e as aprendizagens.

O investimento que algumas empresas, em alguns países, fazem na educação é um verdadeiro exemplo de ROI.

Sem comentários: