quarta-feira, 15 de abril de 2009

A atracção dos opostos

Não há modo mais certo de levar o ensino ao seu fim do que não o dotar de uma finalidade - um propósito central.
Qualquer professor necessita de uma narrativa que dê significado à sua actividade docente (Postman, 1995) e qualquer aluno precisa de aceder à claridade a ao propósito da aprendizagem para adentrar e incorporar essa narrativa. Uma narrativa que possua credibilidade, complexidade e poder simbólico suficientes para permitir que o indíviduo organize a vida em função dela (Postman, 1995).
No actual sistema de ensino pós-taylorista e em plena era da Sociedade de Informação que valores serve o ensino público? Os da produtividade ou os do conhecimento? os da uniformização cultural ou os do pensamento crítico e criatividade?
Será a necessidade de dar respostas a um público multicultural incompatível com a existência de narrativas partilhadas?
São fundamentais o debate, a experimentação e a fé no futuro.
"Quando experimentamos cometemos erros, revelamos a nossa ignorância, a nossa timidez e a nossa ingenuidade. Porém, continuamos (...)" (Postman, 1995)

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